quinta-feira, 3 de outubro de 2013
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
sábado, 28 de setembro de 2013
Como ensinar as crianças a guardar os brinquedos?
Imagem: Play at Home Mom
A questão da organização dos brinquedos em Montessori realmente funciona, testado e comprovado! Mas dá trabalho e, muitas vezes, exige uma reformulação do ambiente da criança, aqui vai o passo a passo:
1º Segundo Montessori, cabe ao adulto planejar o ambiente da criança de forma que seja naturalmente organizado, educativo, fácil da criança transitar com liberdade e constante.
1º Segundo Montessori, cabe ao adulto planejar o ambiente da criança de forma que seja naturalmente organizado, educativo, fácil da criança transitar com liberdade e constante.
2º Evite mudar os brinquedos de lugar, escolha uma estante ou uma área que vai ser constante para guardar os brinquedos e cada brinquedo e seu lugar de guardar (caixa, cesto...) também devem fazer uma dupla constante!
Imagem: Crunchy and Green
3º O lugar de guardar cada brinquedo deve estar óbvio para a criança, exemplo: brinquedos de peças pequenas dentro de uma caixa e a caixa deve estar ao lado do brinquedo enquanto ela brinca!
4º Segundo a pedagogia Montessori, os brinquedos devem ser apresentados em rodízio, cada semana ou a cada 15 dias deve-se trocar os brinquedos que estão à disposição, exceto aqueles que tem um valor sentimental forte para a criança! De preferência, deve estar à disposição somente a quantidade de brinquedos que a criança, a depender da idade, é capaz de organizar com facilidade.
5º Envolva a criança nesse sistema de organização, na medida que ela possa participar, ela deve ajudar vc a definir formas criativas (caixas, estantes, área de arte, área de livros...) de guardar os próprios brinquedos.
6º Respeite o ritmo da criança! Se ela foi capaz de guardar uma única peça do brinquedo dentro da sua caixa correspondente valorize esse movimento e guarde o resto sem deixar acumular e sem exigir da criança algo que ela ainda não assimilou. Se a criança já demonstrou condições de guardar mais de uma peça estimule ela a fazer o que ela já é capaz de fazer! O segredo é observar o que já foi assimilado e nem exigir pouco nem demais!
Mais informações:
- Um link maravilhoso que explica todo o passo a passo (por idade) de como manter o ambiente montessoriano organizado! http://
www.raisingsmallsouls.com/ getting-kids-organized/
COMO FAZER UM QUARTO MONTESSORIANO
O berço é substituido por um colchão no chão ou uma cama baixinha pra que a criança tenha mais independência pra deitar ou levantar.
O quarto é organizado pela criança com a ajuda dos pais. Ela deve saber onde encontrar seus brinquedos e objetos favoritos que devem estar acessíveis ao alcance da mão.
As fotos, quadros, espelhos devem estar à altura do seu olhar
A decoração deve ser de preferência minimalista, com poucos brinquedos em esquema de rodízio, para que a criança possa explorar cada objeto e desenvolver a concentração.
Uma seleção de quartos montessorianos
Eu acho a idéia interessantíssima, mas fico pensando: “será que isso daria certo na minha casa? Será que o quarto vai virar uma zona? Será que a minha filha vai acordar no meio da noite e ela corre algum perigo?”Lulu só tem 10 meses. #mãemedrosadeprimeiraviagem. Ainda não me decidi, mas é uma idéia que tenho pensado bastante pro quarto da Lulu!!!
Aqui em casa a gente montou um cantinho de brincar montessoriano com tapetes coloridos de e.v.a, baldes de brinquedos, futon colorido para o nap e alguns dos seus livros preferidos. Ela se amarra nesse espaço.
Trouxe uma seleção de quartos montessorianos pra vocês conhecerem e se inspirarem!!!
Não esqueçam que os espelhos devem ser de material flexível.
Encontrei esses 3 aqui na Ikea e eles custam $19.
Encontrei esses 3 aqui na Ikea e eles custam $19.
Quem não quer arriscar o quarto pode criar um cantinho montessoriano em algum lugar da casa!!!
Pra quem está montando cantinhos da leitura, achei essas estantes na Land of Nod.
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)