sábado, 28 de setembro de 2013

Como ensinar as crianças a guardar os brinquedos?


A  questão da organização dos brinquedos em Montessori realmente funciona, testado e comprovado! Mas dá trabalho e, muitas vezes, exige uma reformulação do ambiente da criança, aqui vai o passo a passo: 

1º Segundo Montessori, cabe ao adulto planejar o ambiente da criança de forma que seja naturalmente organizado, educativo, fácil da criança transitar com liberdade e constante. 
 
 
Imagem: How We Montessori

 2º Evite mudar os brinquedos de lugar, escolha uma estante ou uma área que vai ser constante para guardar os brinquedos e cada brinquedo e seu lugar de guardar (caixa, cesto...) também devem fazer uma dupla constante!

3º O lugar de guardar cada brinquedo deve estar óbvio para a criança, exemplo: brinquedos de peças pequenas dentro de uma caixa e a caixa deve estar ao lado do brinquedo enquanto ela brinca!

4º Segundo a pedagogia Montessori, os brinquedos devem ser apresentados em rodízio, cada semana ou a cada 15 dias deve-se trocar os brinquedos que estão à disposição, exceto aqueles que tem um valor sentimental forte para a criança! De preferência, deve estar à disposição somente a quantidade de brinquedos que a criança, a depender da idade, é capaz de organizar com facilidade. 

5º Envolva a criança nesse sistema de organização, na medida que ela possa participar, ela deve ajudar vc a definir formas criativas (caixas, estantes, área de arte, área de livros...) de guardar os próprios brinquedos. 

6º Respeite o ritmo da criança! Se ela foi capaz de guardar uma única peça do brinquedo dentro da sua caixa correspondente valorize esse movimento e guarde o resto sem deixar acumular e sem exigir da criança algo que ela ainda não assimilou. Se a criança já demonstrou condições de guardar mais de uma peça estimule ela a fazer o que ela já é capaz de fazer! O segredo é observar o que já foi assimilado e nem exigir pouco nem demais!

 Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário