quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SOFTWARE GRATUITO

Alunos da UnB lançam software gratuito para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual

Foto: Mariana Costa/UnB Agência
Um software pioneiro no Brasil pode ajudar na alfabetização de milhares de adultos com deficiência intelectual e inclusão deste público nas redes sociais na internet. Batizado de Projeto Participar, o programa foi desenvolvido por Tiago Galvão e Renato Domingues sob supervisão do professor Wilson Veneziano como trabalho de conclusão do curso de Ciências da Computação da Universidade de Brasília (UnB). Lançada na última semana em Brasília, a ferramenta será adotada em 2.116 Associações de Pais e Amigos de Excepcionais do país e distribuída gratuitamente aos demais interessados.
O Projeto Participar traz informações sobre as letras do alfabeto exemplos de objetos nos quais elas são utilizadas. Além disso, apresenta exercícios em que os alunos devem escrever o nome dos objetos que aparecem nas fotos.
Os alunos da Apae da Asa Norte colaboraram com sugestões e recomendações durante os testes da ferramenta, que usa a tecnologia para atrair o interesse dos adultos que ainda não foram alfabetizados e incentivar sua participação em redes sociais. Para treinar os conhecimentos adquiridos, os estudantes podem participar de um bate-papo simulado, uma espécie de preparação para que eles possam conversar com outras pessoas na internet.
“Eles têm de fazer amizades, conversar, arrumar namorada, e as redes sociais são um bom lugar para isso”, explica a professora Manaíra Borges, coordenadora pedagógica do projeto.
O projeto contou com a participação de duas pessoas com síndrome de Down. Tonico e Bruna gravaram todos os comandos de vídeo do software para facilitar a interação com os usuários. A coordenação do projeto disponibilizou o e-mail projetoparticipar@gmail.compara mais informações.
- See more at: http://www.movimentodown.org.br/2013/01/alunos-da-unb-lancam-software-gratuito-para-alfabetizacao-de-pessoas-com-deficiencia-intelectual/#sthash.x9W718Nu.dpuf

Todos os créditos: http://www.movimentodown.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário