O tema "dia dos pais" deve ser trabalhado com cuidado.
Em primeiro lugar o professor deve conhecer seus alunos (saber quem tem
pai, padrasto, ou se a mãe tem também o papel de pai, ou o avô, tio tem esta
representação paterna na vida da criança). O ideal é o professor pesquisar
antes de trabalhar o tema.
Penso ser de grande valia o professor envolver subtemas relevantes para
o dia dos pais, os quais deverão envolver todos os Eixos Temáticos e
Conteúdos.
Segue abaixo um modelo para o jardim III, o qual pode ser adaptado as
outras turmas respeitando o nível de desenvolvimento da criança.
Tema: Nomes dos pais
Objetivo Geral:
- Reconhecer que os pais ou responsáveis tem nomes.
Objetivo Específico:
- Conhecer o nome de seus pais ou responsáveis e de seus colegas.
- Reconhecer que estes são reconhecidos pela sociedade pelo seu nome.
- Reconhecer a escrita do nome do pai ou responsável.
Eixos Temáticos e Conteúdos
Linguagem oral e escrita:
- Falar sobre as várias formações familiares (conversação, história, música e leitura);
- Cada aluno fala de sua realidade familiar (tomar cuidado neste momento);
- Construir um mural com o nome do pai ou responsável (fazer leituras diárias destes, ordenar alfabeticamente, dar início a leituras da letra inicial e final);
Matemática: (orientação temporal, sequência e quantidade)
- Calendário (dia, mês, ano e tempo);
- Contagem oral (concreto): quantidade de alunos a partir do mural do nome do pai (sistema de numeração);
- Noções matemáticas simples envolvendo a leitura do nome do pai no mural, quantidade de letras, relação alunos presentes e o nome do pai (oral);
- Brincadeiras (imitar o pai em várias situações);
- Músicas que abrangem o tema pai (expressão oral, coordenação motora ampla, orientação temporal rítmica, discriminação visual e auditivo, esquema corporal);
Dicas
de músicas para o dia dos pais:
- Amigo velho - Balão Mágico
- Carrossel - Canção do Papai
- Brinca comigo pai - Cavaleiros do Forró
- Meu pai, meu amigo - Cristina Mel (infantil)
Artes Visuais: Desenhar, recortar, montar, colar, pintar e modelar
(coordenação motora fina, orientação espacial, coordenação visomotora,
observação)
Dica:
- Desenhar o pai livremente com materiais diversos;
- Dobradura de um rosto com as características do pai (cor dos cabelos, olhos, alguma cicatriz etc...) enfatizar o nome do pai e montar o mural (leituras);
- Pintar um desenho de pai com as características do pai (cor dos cabelos, olhos, algumas características próprias) enfatizar o nome do pai e montar o mural (leituras);
Movimento: Expressão corporal através de músicas tema (coordenação motora
ampla, orientação espacial, observação, dramatização, orientação temporal
rítmica);
Natureza e Sociedade: (atenção, observação, discriminação
visual).
·
Quem deu o nome ao pai, quem é o pai do pai;
·
Características do pai (físicas, personalidade, trabalho etc...);
Exemplos de outros subtemas sobre o dia dos pais (comida preferida, cor
preferida, música ou ritmo musical dentre outros).
Nenhum comentário:
Postar um comentário