quarta-feira, 7 de agosto de 2013

MODELO DE PLANO DE AULA / FOLCLORE


No meu ponto de vista o tema “folclore” deve ser desenvolvido durante duas semanas ou mais dependendo da quantidade de subtemas envolvidos. (Envolver todos os Eixos Temáticos e Conteúdos).
Segue abaixo um modelo para o jardim III, o qual pode ser adaptado as outras turmas respeitando o nível de desenvolvimento da criança.

Tema: Parlenda

Objetivo Geral:
  • Reconhecer a parlenda nas brincadeiras.


Objetivo Específico:
  • Conhecer algumas parlendas.
  • Estimular a imaginação da criança.
  • Valorizar o folclore brasileiro.
  • Reconhecer que além de cantar pode-se escreve-lá.


Eixos Temáticos e Conteúdos

Linguagem oral e escrita: 
  • Falar sobre o que é parlenda (conversação, história, música e leitura);
  • Mostrar algumas parlendas; 
  • Construir um mural com as parlendas (usar ilustrações e escrita para uma melhor associação da leitura por parte da criança) - (fazer leituras diárias destes);


Matemática: (orientação temporal, sequência e quantidade)
  • Calendário (dia, mês, ano e tempo);
  • Contagem oral (concreto): quantidade de alunos a partir do mural construído com a parlenda (sistema de numeração);
  • Contagem oral (concreto – fazer uso de fantoches, dedoches etc...): por meio de parlendas que contenham números (galinha do vizinho, indiozinhos dentre outros
  • Noções matemáticas simples envolvendo a leitura de parlendas no mural);
  • Brincadeiras (com as parlendas): (expressão oral, coordenação motora ampla, orientação temporal rítmica, discriminação visual e auditivo, esquema corporal); 

Artes Visuais: Desenhar, recortar, montar, colar, pintar e modelar (coordenação motora fina, orientação espacial, coordenação visomotora, observação)
       Dica:
  • Desenhar as parlendas cantadas livremente com materiais diversos;
  • Dobradura com o tema da parlenda;
  • Pintar desenho com as características da parlenda e montar o mural (leituras);


Movimento: Expressão corporal através de parlendas cantadas e em versões musicais (coordenação motora ampla, orientação espacial, observação, dramatização, orientação temporal rítmica);

Natureza e Sociedade: (atenção, observação, discriminação visual).
  • a galinha do vizinho (como é a galinha, habitat, alimentação etc...;
  • indiozinho (onde existem indígenas, existem indígenas na cidade atualmente, a parlenda condiz com a realidade da maioria dos indígenas etc...);
  • um dois, feijão com arroz (falar dos alimentos, onde é encontrado, cores, texturas etc...);     Exemplos de outros subtemas sobre o Folclore (danças, músicas, trava-língua, o que é o que é, lendas dentre outros).



Nenhum comentário:

Postar um comentário