No meu ponto de vista o tema
“folclore” deve ser desenvolvido durante duas semanas ou mais dependendo da
quantidade de subtemas envolvidos. (Envolver todos os Eixos Temáticos e
Conteúdos).
Segue abaixo um modelo para o jardim III, o qual pode ser adaptado as
outras turmas respeitando o nível de desenvolvimento da criança.
Tema: Parlenda
Objetivo Geral:
- Reconhecer a parlenda nas brincadeiras.
Objetivo Específico:
- Conhecer algumas parlendas.
- Estimular a imaginação da criança.
- Valorizar o folclore brasileiro.
- Reconhecer que além de cantar pode-se escreve-lá.
Eixos Temáticos e Conteúdos
Linguagem oral e escrita:
- Falar sobre o que é parlenda (conversação, história, música e leitura);
- Mostrar algumas parlendas;
- Construir um mural com as parlendas (usar ilustrações e escrita para uma melhor associação da leitura por parte da criança) - (fazer leituras diárias destes);
Matemática: (orientação temporal, sequência e quantidade)
- Calendário (dia, mês, ano e tempo);
- Contagem oral (concreto): quantidade de alunos a partir do mural construído com a parlenda (sistema de numeração);
- Contagem oral (concreto – fazer uso de fantoches, dedoches etc...): por meio de parlendas que contenham números (galinha do vizinho, indiozinhos dentre outros
- Noções matemáticas simples envolvendo a leitura de parlendas no mural);
- Brincadeiras (com as parlendas): (expressão oral, coordenação motora ampla, orientação temporal rítmica, discriminação visual e auditivo, esquema corporal);
Artes Visuais: Desenhar, recortar, montar, colar, pintar e modelar
(coordenação motora fina, orientação espacial, coordenação visomotora,
observação)
Dica:
- Desenhar as parlendas cantadas livremente com materiais diversos;
- Dobradura com o tema da parlenda;
- Pintar desenho com as características da parlenda e montar o mural (leituras);
Movimento: Expressão corporal através de parlendas cantadas e em versões
musicais (coordenação motora ampla, orientação espacial, observação,
dramatização, orientação temporal rítmica);
Natureza e Sociedade: (atenção, observação, discriminação
visual).
- a galinha do vizinho (como é a galinha, habitat, alimentação etc...;
- indiozinho (onde existem indígenas, existem indígenas na cidade atualmente, a parlenda condiz com a realidade da maioria dos indígenas etc...);
- um dois, feijão com arroz (falar dos alimentos, onde é encontrado, cores, texturas etc...); Exemplos de outros subtemas sobre o Folclore (danças, músicas, trava-língua, o que é o que é, lendas dentre outros).
Nenhum comentário:
Postar um comentário