quarta-feira, 12 de junho de 2013

EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES DIÁRIAS POR ÁREAS DO DESENVOLVIMENTO


Se algum pai ou responsável perguntar que área do desenvolvimento você trabalha com as atividades diárias você saberia responder?

Segue algumas dicas: 
  • Recepcionar os alunos (afetivo-emocional);

  • Conversação (linguagem oral, discriminação auditiva, orientação temporal);

  • Calendário (orientação temporal): dia, ano, mês, tempo;

  • Leitura dos nomes (linguagem oral, memória auditiva e visual, observação);
  • Manusear materiais diversos (coordenação motora): tampinhas, palitos, livros dentre outros;

  • Escovação (higiene, concentração, observação);


  • Atividades livres e dirigidas:
               * Músicas e coreografias (coordenação motora ampla, orientação espacial, discriminação visual e auditiva, coordenação visomotora, orientação temporal rítmica, memória, observação, linguagem oral, esquema corporal);


               * Parque (coordenação motora ampla, orientação espacial, discriminação visual e auditiva, coordenação visomotora, orientação temporal rítmica, memória, observação, linguagem oral, esquema corporal e respeito);



               * Caixa de areia (textura, orientação espacial, discriminação visual, coordenação visomotora, observação, linguagem oral, esquema corporal e respeito);



               * Cama elástica (atenção, respeito, coordenação motora ampla, orientação espacial, discriminação visual, auditiva, coordenação visomotora, orientação temporal rítmica, observação, linguagem oral, esquema corporal, tonicidade muscular);


               * Biblioteca (atenção, linguagem oral, imaginação, coordenação motora fina, organização, respeito);


               * Sala de vídeo (atenção, silêncio, observação, imaginação, discriminação visual e auditiva, vocabulário);



               * Brincadeiras livres (coordenação motora ampla, orientação espacial, discriminação visual, discriminação auditiva, coordenação visomotora, orientação temporal rítmica, memória, observação, linguagem oral, esquema corporal, organização, respeito, cooperação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário