terça-feira, 11 de junho de 2013

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Perguntas importantes que o professor alfabetizador deve fazer para melhorar o processo de alfabetização:
1. Que habilidades e conhecimentos as crianças trazem consigo e que podem facilitar a aquisição da leitura?
2. Que experiências promovem as habilidades iniciais de alfabetização, os conhecimentos e a motivação para a leitura?
3. Como podemos identificar crianças de risco quanto a problemas de leitura?
4. De que forma podemos intervir precocemente na vida de crianças de risco para evitar problemas de leitura?
5. Que métodos de ensino são mais adequados para otimizar o número de crianças que terão sucesso na aprendizagem da leitura?

Pais e educadores podem promover o desenvolvimento da consciência fonêmica e do vocabulário de crianças pequenas.
Podem fazê-lo incorporando a suas rotinas diárias atividades como:
1. Brincar com jogos de palavras que enfatizem a estrutura da língua. Há evidências de que apresentar o alfabeto juntamente com jogos de palavras pode ajudar a criança a compreender que as palavras são formadas por sons individuais.7,17 Por fim, pode ser benéfico, também, fazer com que as crianças explorem a estrutura sonora das palavras, encorajando-as a associar os sons que escutam ao seu conhecimento limitado do alfabeto.
2. Ler livros infantis. Há evidências sólidas de que crianças pequenas podem aprender novas palavras introduzidas por um adulto ao olhar as ilustrações dos livros, ou quando o adulto lê o texto do livro. Para garantir a aprendizagem, é importante ler os mesmos livros várias vezes. Pais e educadores podem emprestar livros infantis nas bibliotecas de seus bairros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário