Perguntas importantes
que o professor alfabetizador deve fazer para melhorar o processo de
alfabetização:
1.
Que habilidades e conhecimentos as crianças trazem consigo e que podem
facilitar a aquisição da leitura?
2.
Que experiências promovem as habilidades iniciais de alfabetização, os conhecimentos
e a motivação para a leitura?
3.
Como podemos identificar crianças de risco quanto a problemas de leitura?
4.
De que forma podemos intervir precocemente na vida de crianças de risco para evitar
problemas de leitura?
5.
Que métodos de ensino são mais adequados para otimizar o número de crianças que
terão sucesso na aprendizagem da leitura?
Pais e educadores podem
promover o desenvolvimento da consciência fonêmica e do vocabulário de crianças
pequenas.
Podem
fazê-lo incorporando a suas rotinas diárias atividades como:
1.
Brincar com jogos de palavras que
enfatizem a estrutura da língua. Há evidências de que apresentar o alfabeto
juntamente com jogos de palavras pode ajudar a criança a compreender que as
palavras são formadas por sons individuais.7,17 Por fim, pode ser benéfico,
também, fazer com que as crianças explorem a estrutura sonora das palavras,
encorajando-as a associar os sons que escutam ao seu conhecimento limitado do
alfabeto.
2. Ler livros infantis. Há evidências
sólidas de que crianças pequenas podem aprender novas palavras introduzidas por
um adulto ao olhar as ilustrações dos livros, ou quando o adulto lê o texto do
livro. Para garantir a aprendizagem, é importante ler os mesmos livros várias
vezes. Pais e educadores podem emprestar livros infantis nas bibliotecas de
seus bairros.
http://www.enciclopedia-crianca.com/pages/PDF/SenechalPRTxp1.pdf
Acesso em 11-06-2013
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